quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Oresteia" em São Carlos

São Carlos foi uma das cidades brasileiras que acolheu o "VII Circuito do Teatro em Português" e onde o espectáculo "Oresteia" foi apresentado. A propósito desta apresentação, a EPTV, um canal da Rede Globo, falou com Rui Madeira, responsável pela encenação e dramaturgia da peça, e transmitiu um excerto do espectáculo.

(Clique na imagem para assistir à reportagem)
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A decorrer


Digressão pelo Brasil


© Eduardo Rosas


A CTB – Companhia de Teatro de Braga vai participar no “VII Circuito de Teatro em Português”, uma iniciativa do Grupo Dragão7, que se realiza de 7 a 21 de Setembro no Estado de São Paulo, no Brasil, com o espectáculo “Oresteia”.
Presença assídua neste projecto de intercâmbio entre Brasil, Portugal e demais países de Língua Portuguesa, a CTB apresenta nesta edição o seu mais recente espectáculo estreado este ano em Portugal. Com encenação e dramaturgia de Rui Madeira, “Oresteia”, de Ésquilo, resulta de uma co-produção entre a companhia portuguesa, o Circuito de Teatro em Português, o Grupo Dragão 7, Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude; Acto 5 - projecto nacional de criação e programação em rede, e o apoio da Cena Lusófona.

A digressão, com o apoio da Direcção-Geral das Artes no âmbito do primeiro concurso público de Apoio à Internacionalização das Artes, passa pela Casa das Rosas, em São Paulo (dia 9), pelo Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos (dia 12), e por Guarujá, no Estado de São Paulo, em local ainda a definir (dia 14 ou 15).

Em comemoração do Ano de Portugal no Brasil, “Oresteia” vai contar com a participação de actrizes e actores brasileiros que desde o dia 18 de Agosto estão a frequentar a oficina “Oresteia- Em busca de um teatro político" dirigida pelo director artístico da CTB, Rui Madeira. Composta por dois módulos: "análise dramatúrgica a partir da leitura participada" e "O sentido dos Coros / a força da palavra / experimentação", a acção está a decorrer na Casa de Portugal de São Paulo e termina no próximo dia 8 de Setembro.

Com tradução de Manuel de Oliveira Pulquério, apoio dramatúrgico de Ana Lúcia Curado, cenografia e figurinos de Samuel Hof, o espectáculo tem no elenco Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e, o actor brasileiro, Eduardo Chagas. A assistência de encenação é de Nuno Campos Monteiro, o desenho de luz é de Fred Rompante e a fotografia é de Paulo Nogueira e de Eduardo Rosas. A criação vídeo é da responsabilidade de Frederico Bustorff Madeira, a criação sonora é de Luís Lopes e o design gráfico esteve a cargo de Carlos Sampaio.
O “Circuito de Teatro em Português”realiza-se anualmente desde 2006 e na edição deste ano, para além do Grupo Dragão7 e da CTB, conta com apresentações d’A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, do CENDREV - Centro Dramático de Évora, do Peripécia Teatro, da Companhia Chão de Oliva, do Teatro Art’Imagem, do Teatro Constantino Nery (Portugal), do Grupo Bibi Bulak (Timor Leste), do Grupo Lareira (Moçambique), do Grupo Contadores de Mentira (Brasil), da Companhia de Teatro Solaris (Cabo Verde) e do Elinga Teatro (Angola).